Blog Teste

ntem à noite, antes de escrever este artigo, estava com alguma falta de ideias para escolher o tema para hoje. Pesquisei por todos os meus ficheiros que guardo no Evernote, dei uma volta pela meu Twitter e fui ler outros blogs, mas nada parecia surgir na minha cabeça. Isto também aconteceu porque a minha exigência sempre que escrevo um post é o de fazer com que os leitores se sintam interessados, gostem do que leem e depois sintam vontade de partilhar. “Escrever por escrever” é algo que está completamente fora de questão. Quando isso acontece, prefiro mesmo não postar nada e esperar por mais alguma inspiração.

Acredito que isso também aconteça no seu blog, especialmente quando ultrapassamos aquela barreira dos 100/150 artigos. Há pouco tempo, escrevi um texto onde lhe dei 10 conselhos para conseguir ideias para artigos. Todos eles são bastante interessantes e podem lhe dar ideias constantes sobre o que escrever. Mas aquele post peca por explicar apenas o modo como essas ideias podem surgir e não o gênero de ideias que pode ter. Para perceber mais facilmente, vou lhe dar um exemplo.

Enquanto jornalista, você tem vários gêneros jornalísticos: reportagens, entrevista, notícia, entre outros. Ora, quando um editor num jornal pensa em planear uma edição, ele não pensa apenas que tem de escrever, mas sim a forma como vai transmitir essa informação. O mesmo tem de acontecer com o seu blog. Quando estiver para escrever um post, não se fique apenas pelo básico como ensinar ou explicar sobre como funciona um software. Tente algo mais, como os dez exemplos que lhe vou dar de seguida:

escrever com criatividade

1. Escreva sobre acontecimentos atuais

Também conhecidos como “hype”, os assuntos do momento têm uma vantagem dupla: despertam maior curiosidade aos leitores e se bem posicionados no Google, podem gerar milhares de visitas em poucos dias. Pesquise por assuntos que estejam nos jornais ou revistas e adapte-os ao seu blog. Recentemente o Paulo Faustino, escreveu um artigo sobre as 10 lições mais importante de Steve Jobs sobre empreendedorismo, com uma quantidade enorme de partilhas nas redes sociais.

A princípio, a morte do fundador da Apple pouco teria a ver com blogueiros ou como ganhar dinheiro na internet, mas o Paulo soube adaptar esta estratégia ao seu ramo de negócio. Se verificar, quer seja em sites nacionais ou estrangeiros, irá encontrar sempre temas que se adaptem ao seu site.

2. Conte histórias interessantes

Uma das coisas que me ensinaram no jornalismo é que deveria sempre contar uma história, ou pelo menos tentar aproximar-me ao máximo disso. As pessoas adoram histórias. Não é ao acaso que programas como o Big Brother têm tanto sucesso. O fato de aqueles concorrentes estarem a contar uma história agarra as pessoas à televisão, fazendo com que queiram saber sempre o que vai acontecer no próximo episódio.

Quando escrever um bom texto para o seu blog, lembre-se de algo que lhe contaram e que você nunca mais esqueceu. É que além de serem mais interessantes, as histórias ficam facilmente gravadas na nossa memória. Outro bom exemplo são os acontecimentos que ocorreram quando você era pequeno. Certamente terá muitas histórias dessas na sua cabeça e que já as contas dezenas de vezes aos seus familiares e amigos. Porquê o faz? Porque as histórias têm emoção, falam de alguém e têm uma sequência lógica. Exemplos disso são estes post sobre Grant Achatz ou do Valdir.

3. Faça listas com casos de sucesso ou insucesso

Nós adoramos listas. Isso torna o nosso raciocínio mais fácil de ser lido, dá-nos vários exemplos e concentra muita informação para um único tema. Mas agora fica uma questão: essas listas devem ser de casos de sucesso ou insucesso? Se é verdade que a segunda opção garante sempre mais visitas, pois as pessoas adoram desgraças, isso irá sempre depender do seu blog, do nicho e do público-alvo. Aqui, terei sempre tendência para mostrar casos positivos e tudo o que eles fizeram de bom, com o intuito de ajudar os leitores a encontrarem o caminho para começarem o seu trabalho de freelancer.

Contudo e muito de vez em quando, também posso enumerar listas negativas, tendo sempre o cuidado de demonstrar os erros que os empresários cometeram e a forma como os leitores os podem evitar.

4. Realize entrevistas

O que nos leva a ler uma entrevista é o objetivo de saber o que essa pessoa pensa. Especialmente se for bem sucedida, queremos descobrir algum “segredo” do seu êxito ou atitudes semelhantes às nossas, para verificar se se estamos no caminho certo ou não. As entrevistas são outra boa opção para você variar um pouco os textos no seu site. Procure por pessoas que os seus leitores admirem e organize-se para fazer, pelo menos, uma por mês. Até em termos de produtividade é algo muito bom para si, pois apenas necessita de enviar as perguntas e esperar que outra pessoa responda, fazendo com que nesse dia pouco tenha de escrever.

5. Tente prever o futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *